top of page
leaderboard.gif

Orkun Kokçu

Médio-Centro de 22 anos, 1,75 m, internacional turco por 21 ocasiões, tendo apontado 2 golos ao serviço da sua seleção. Após a saída de Enzo voltaremos a ter um motor de grande qualidade para ajudar a desenvolver todo o futebol pensado por Roger Schmidt.


Um jogador que vai encaixar na posição "8" do nosso modelo (preferencial, a cair mais à esquerda no duplo pivô do meio-campo), jogando muito bem com os dois pés e executando como um "número 10". É um box-to-box que pensa muito rápido - tem um "primeiro toque" de excelência -, possuindo uma qualidade enorme, seja em passe curto, seja em passe longo, além de muita capacidade e resistência para progredir com bola. Será com toda a certeza o farol da equipa e o nosso jogo ofensivo irá passar todo por ele.


Kokçu tem diferenças claras de perfil em relação a Enzo. O turco consegue chegar mais vezes e é mais forte perto da área. Faz a diferença na zona de criação e aparece muito bem em zonas de finalização. É dono de um belo remate exterior que tanta falta nos tem feito ao longo dos últimos largos anos. É um médio com golo na meia distância. Na chamada "zona de decisão" consegue encontrar muito bem os colegas e trará mais qualidade no derradeiro passe antes da finalização. Revela, ainda, uma mais-valia que pode mostrar-se decisiva em vários momentos ao longo de uma época: a qualidade na execução da bola parada. Com a saída de Grimaldo perdemos o nosso melhor executante na bola parada, mas com Kokçu vemos essa lacuna bem colmatada. Acresce que o turco evidencia muita qualidade na marcação de cantos e livres laterais, que se traduzem, em larga escala, em boas oportunidades de golo.


É, contudo, a nível defensivo que Kokçu exibe as maiores debilidades no seu jogo. Demonstra fragilidades na reação à perda da bola, mas também na transição defensiva. Revela, aqui, alguns problemas de concentração e posicionamento com bola. São aspetos em relação aos quais terá, certamente, de evoluir, principalmente para jogos de maior exigência. Para isso, o seu amigo e (novamente) colega Fred poderá ser preponderante, a fim de equilibrar (o nosso jogo) sem bola muitas das vezes que Kokçu vai desequilibrar com bola. Fred será um protetor de um desbloqueador!


Pelo que pude observar, em termos de personalidade, parece-me que vamos ter aqui um líder dentro e fora do campo. Em suma, estamos a falar de um dos melhores médios da Europa fora do top 5 dos melhores campeonatos do Velho Continente. Um excelente reforço!


Acredito que será um atleta que também fará dos seus colegas melhores jogadores!


Bem-Vindo, Kokçu!


▶ Texto enviado pelo benfiquista João Nuno.


Queres publicar um texto no nosso site? Envia por email ou pelo formulário do site.


NOTA: A opinião aqui transmitida é da inteira responsabilidade do seu autor e não representa, necessariamente, a opinião do Benfica Independente

Comments


bottom of page