leaderboard.gif

Porque voto João Noronha Lopes

As minhas primeiras palavras vão para Luís Filipe Vieira.

É e será um dos grandes presidentes pelo que fez e deu ao Benfica, e será sempre recordado pelo seu trabalho e obra.

Mas temos de continuar a evoluir.

O Benfica neste momento está estagnado e prisioneiro de uma direção com uma visão que chegou às suas metas e actualmente gere o Benfica em modo de "navegação à vista". Sei que os tempos são incertos mas é nesta altura que temos de dar passos.

O Benfica têm gerido o seu Futebol profissional nas últimas épocas de forma a ter o máximo desempenho financeiro a curto prazo. Em resultado disso a mística tem-se desvanecido.

Na última final da taça de Portugal o Benfica bateu no fundo. Não havia líderes não havia magia não havia vontade não havia alegria. Foi o culminar de uma gestão que só podia resultar no que vi e senti nessa tarde, uma profunda tristeza pela derrota mas sobretudo pela falta de Chama.

O Bruno Lage tinha o projecto, após ser campeão, de construir uma equipa à volta de uma das últimas luzes de mística, o João Felix. Não houve hipótese, apareceu os milhões e levaram uma das nossas luzes que iriam guiar o Benfica. O nosso Jonas também saiu, que era outro porta-estandarte.

Esta direção, em vez de fazer um investimento urgente para trazer novas referências e qualidade, aplicou os milhões das vendas maioritariamente em operações financeiras que, sem dúvida, deram uma saúde econômica mas colocaram a Mística a soro.

O Seixal será sempre uma escola de mística e um dos pilares, mas como qualquer árvore de frutos, por mais adubo que ponhas não dá mais do que uma colheita por ano. Temos de ir buscar sempre jogadores a outras paragens para compor a nossa "colheita".

O João Noronha Lopes traz a visão do futuro. Se o ouvirem ele têm um projecto a curto e a longo prazo.

O Benfica actualmente para crescer têm de , faseadamente, depender menos do negócio da venda de jogadores.

Para isso o JNL têm a ambição de internacionalizar a marca.

Ainda à pouco o Gianni Infantino, presidente da FIFA dá um exemplo em uma declaração :


“O Liverpool tem 180 milhões de aficionados em todo o mundo, enquanto que o Flamengo tem 40 milhões de fãs e 39 milhões destes fãs estão no Brasil; o Liverpool tem, talvez, 5 milhões de aficionados em Inglaterra e 175 milhões em todo o mundo”


O Benfica têm de fazer muitas vendas de jogadores porque os muitos milhões de apoiantes em Portugal não chegam para o patamar em que o futebol está nos dias de hoje.

Não é a ser tetra campeão, que vai ter mais receita de forma substancial. Temos agora de voar mais alto. Temos de dar cartas na Europa, " com nota artística" para ganhar novos fãs. Temos de valorizar o nosso campeonato com transparência para o vender lá fora.

O JNL e a sua equipa trazem a frescura e quebram os vícios, que naturalmente, se apoderam das pessoas com os muitos anos na gestão de uma mesma instituição.

Para aqueles que têm receio da mudança não podemos esquecer que o Benfica não é o Luís Filipe Vieira, o Benfica são os sócios e em especial todos os funcionários que fazem parte dos quadros e que têm um know-how e serão a base desta nova direção liderada por uma pessoa que têm uma enorme experiência em gestão de equipes e que tenho a certeza que irá rodear-se de enormes profissionais e talentos.

A gratidão a LFV não pode ficar acima do Benfica. O Benfica está acima de todos.


▶ Texto enviado pelo benfiquista Nuno Araújo, sócio desde 1981.


Queres publicar um texto no nosso site? Envia por email ou pelo formulário do site.


NOTA: A opinião aqui transmitida é da inteira responsabilidade do seu autor e não representa, necessariamente, a opinião do Benfica Independente.

© 2020 Benfica Independente

Contacto:

  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram