top of page
leaderboard.gif

Transparência "qualidade do que transmite a verdade sem a adulterar"



AG (15 de junho)

Exmo. Sr. Presidente,

Exmos. Membros dos Órgãos Sociais,

Caros Consócios que são o coração do Sport Lisboa e Benfica,


Na campanha que precedeu o último ato eleitoral, a palavra mais repetida pelo Presidente Rui Costa foi transparência. Ora, uma rápida consulta ao dicionário elucida-nos sobre o seu significado: trata-se da “qualidade do que transmite a verdade sem a adulterar”, da “qualidade de quem não tem nada a esconder”.


Em nome desta transparência, apresento-me no fórum mais importante da vida associativa do clube – o fórum próprio para o efeito – questionar a Direção sobre vários assuntos que considero muito importantes para o presente e o futuro do clube e sobre os quais ainda não obtive – obtivemos – as explicações devidas.


Começo pelo Futebol Profissional Masculino:

•⁠ ⁠Quais as funções realmente desempenhadas por Rui Pedro Braz na estrutura do SL Benfica? É Diretor Desportivo e Diretor do Scouting, acumulando funções? E Lourenço Coelho? Quais as tarefas cometidas ao Diretor-Geral para o Futebol? E Luisão? Qual o papel desempenhado pelo diretor técnico Luisão? Existe verdadeiramente necessidade de ter todas estas pessoas na estrutura do nosso futebol profissional masculino?

•⁠ ⁠Dirigindo, agora, a minha atenção para o mercado de transferência deste verão, não querendo saber de todo quem são os nossos alvos, questiono algo que reputo de muito mais importante: como se processa a contratação de um atleta? Desde o momento em que se identifica uma lacuna no plantel até ao momento da assinatura de contrato, quem é que faz o quê numa operação de contratação de um atleta?

•⁠ ⁠⁠A Direção não sente a necessidade de Roger Schmidt contar com um adjunto mais próximo do técnico alemão para o ajudar principalmente durante o jogo? Procurando esclarecer uma notícia publicada durante a última época pelo jornal Record, é ou não verdade que Schmidt não valoriza muito a análise ao adversário? Nunca foi desmentida pelo clube…


Passando para um tema que me é muito querido, que é o Ecletismo do nosso clube:

•⁠ ⁠Qual a estratégia que está delineada para as modalidades masculinas de pavilhão? Também aqui denoto uma falta de transparência ao nível das funções desempenhadas por cada um dos membros das respetivas estruturas. Afinal, o que faz um Team Manager e quais as suas responsabilidades? Aproveito, também, para perguntar, em particular, o que se passou no Andebol do SLB 2023/24 fora do campo?

•⁠ ⁠⁠Nas várias entrevistas que concedeu enquanto esteve ao serviço do clube, Rui Lança assumia-se como coordenador estratégico das modalidades de pavilhão. Quem ainda mais atento, sabe que Rui Lança já saiu do clube. Quais foram as razões da saída? Porque nunca foi comunicada oficialmente? E já foi nomeado/contratado alguém para ocupar o seu lugar?

•⁠ ⁠⁠A Direção não sente que a relação entre gastos nas 5 modalidades masculinas de pavilhão e troféus conquistas é manifestamente negativa? De outra forma, a Direção considera positivo, por exemplo, vencer 3 campeonatos em 5, atenta a atual realidade financeira dos 3 clubes que normalmente lutam pela conquista de troféus em cada modalidade?


Para terminar a minha intervenção, uma questão final:

•⁠ ⁠Vamos imaginar que o Rui Costa estava, aqui, exclusivamente na qualidade de sócio do SL Benfica. E à sua frente estava um Presidente que tinha sido contratado para diretor desportivo em 2008, alcançando fracos resultados na 1ª temporada em que assumiu tal cargo. No ano seguinte, o então presidente contratou um treinador, a quem conferiu quase todo o poder dentro da estrutura do futebol, tendo o tal diretor desportivo ficado na “prateleira”. Em 2011, o então diretor desportivo é nomeado administrador da SAD. E dez anos volvidos, chega ao cargo mais alto do clube. Ora, desde 2008 a 2024, isto é, decorridas 16 épocas desportivas, o SL Benfica conquistou 7 Campeonatos, 2 Taças de Portugal, 5 Supertaças e 7 Taças da Liga. Resumindo: são 21 troféus em 64 possíveis. Uma percentagem de 33 % de conquistas. Rui Costa, avalia a prestação deste dirigente ao longo de 16 temporadas como positiva ou negativa?


Obrigado!


Viva o SL Benfica! 1904


▶ Texto enviado pelo benfiquista João Nuno.


Queres publicar um texto no nosso site? Envia por email ou pelo formulário do site.


NOTA: A opinião aqui transmitida é da inteira responsabilidade do seu autor e não representa, necessariamente, a opinião do Benfica Independente.


2 comentários

2 Comments


Houve resposta do presidente perante as perguntas do João Nuno?

Like

Que grande João Nuno que incisivo tu foste conseguindo falar de tudo em geral!!! Enorme!! Até ver e ja vi alguns discurso foste o mais certeiro chamando a razão de muito gente !! Bravo!!

Like
bottom of page