top of page
leaderboard.gif

Benfica 1 - 1 Moreirense: Sem força, sem criatividade e sem liderança

Já se passaram 24 horas desde o fim do jogo e continua a ser difícil lidar com o resultado e sobretudo com esta exibição . O mês de Fevereiro foi uma travessia no deserto no que a boas exibições diz respeito, os resultados acabaram por espelhar isso mesmo. Fomos para a Luz com a convicção que a equipa iria dar uma boa resposta após o desaire europeu, o adversário estava longe de ser complicado... Falo do Moreirense... Equipa bem organizada, com um treinador que já nos tinha causado problemas na Covilhã, mas com muitas limitações na qualidade do seu plantel. O Moreirense foi o Moreirense, nem se pode dizer que foi uma grande exibição desta equipa da pequena vila minhota. Isto leva-me a pensar que o verdadeiro adversário do Benfica, foi o próprio Benfica. O cansaço físico e sobretudo psicológico, a inércia, a falta de ideias, a teimosia do treinador e as suas más decisões, a inexperiência dos jogadores, a impaciência e a falta de apoio das bancadas... Foi tudo isto que o Benfica enfrentou e que resultou na perda da liderança do campeonato.


Vou começar por pegar pela parte que nos toca. A Luz está transformada numa sala de estar. O apoio deu lugar aos assobios. Hoje as equipas vêm ao nosso estádio e sentem-se confortáveis, por outro lado, os nossos jogadores ficam numa pilha de nervos à mínima falha. Não pode ser! Temos de ser o inferno, o empurrão que falta à equipa, o medo no adversário, O contraste no comportamento dos adeptos em Barcelos e neste jogo foi gritante. Os resultados estão à vista. Eu sou daqueles que ainda acha que o ambiente que vem das bancadas faz a diferença, A linha entre o sucesso e o fracasso por vezes é ténue (basta um penalty entrar ou uma bola não ir ao posto e ir lá para dentro) ,por vezes, essa linha é quebrada pelas bancadas. Caramba! Em Barcelos havia cansaço, havia adversário e os jogadores foram os mesmos... A diferença? Bancada... Não vou entrar na discussão benfiquistas do sul vs benfiquistas do norte, Sou do sul e vou ao Norte e há muito malta do Norte que vem ao sul... Importa fazer a nossa parte durante os 90 minutos e no fim dar a sentença.




Agora Lage. Disse que tinha identificado os problemas, principalmente defensivos,continuam ainda a faltar as soluções. A equipa denota cansaço fisico há imenso tempo. Começou também a denotar cansaço psicológico na sequência dos maus resultados. Há que rodar a equipa. Casos de má forma como o de Pizzi, Grimaldo, Rafa, Ferro são absurdos... A equipa gritava por mudanças que não aconteceram. O jogo do Benfica está demasiado previsível. O cansaço leva a que o jogo de combinações entrelinhas não resulte e o empurre para zonas exteriores. Já vimos este filme com Rui Vitória. O ADN do Benfica não é bola nos laterais e cruzamentos infinitos para a área. Foram perto de 50, escassos os que trouxeram algo de positivo. Quanto às substituições, foram o descalabro. Visaram esse jogo exterior como resposta ao não jogo interior. Lage referiu isso mesmo... O problema foi ter retirado equilíbrio e construção à equipa. Manter um jogador como Pizzi (atenção sou dos que gosta e muito dele!) depois deste estar rebentado fisicamente e de ter falhado um penalty, dar-lhe a responsabilidade de construir nos minutos finais foi claramente um erro crasso. Retirou Weigl e não do Samaris, cansado, com amarelo e com uma uma serie de passes fáceis falhados culminou no golo do Moreirense. Talvez optou por um e não pelo o outro devido ao discurso do "gajo" ou talvez esteja eu a ser injusto. A verdade é que não deu bom resultado. Lage culminou ainda esta actuação com um abandono do relvado em solitário debaixo de um coro de assobios. Estes, na minha opinião, foram justos pela estratégia levada para o jogo e pelas tomadas de decisão durante a partida.


Quanto ao filme do jogo, é verdade que com um ponta de sorte poderia ter sido tudo diferente. Tal como disse, a linha entre o sucesso e insucesso é ténue quando não estamos a jogar à Benfica. É verdade que tivemos algumas oportunidade de golo tanto na primeira como até meio da segunda parte (até às famosas substituições,,,), mas também é verdade que uma equipa como o Moreirense teve as suas. Para mim houve dois jogos distintos. Um antes das substituições onde vimos o Benfica QB dos últimos jogos. O Benfica que cria oportunidades mas também vai destapando atrás. Depois o jogo pós substituições, onde vimos o Moreirense marcar, a fechar-se bem, e um Benfica a enfiar-se num buraco chamado jogo exterior. O resulto acaba por assentar bem face às exibições. Tal como Samaris referiu, e bem, foi empate, mas soube a derrota.



Destaques individuais:


Desta vez não o vou fazer por respeito aos jogadores. Seria injusto para com eles. Estão a ser mais vitimas do que culpados. Vi atitude em campo, deram tudo, Não vi estratégia, não vi apoio das bancadas.



PS: Todos a Setúbal!



bottom of page