▶ Texto enviado pelo benfiquista Pedro Pereira.
Queres publicar um texto no nosso site? Envia por email ou pelo formulário do site.
NOTA: A opinião aqui transmitida é da inteira responsabilidade do seu autor e não representa, necessariamente, a opinião do Benfica Independente.
O que dizem, e quais as medidas propostas pelos candidatos às próximas eleições do Benfica, sobre estes desafios cruciais para o presente e futuro do Benfica?
A Tramóia, cujo testa-de-ferro é o que está à frente da Liga; o mandante, o dragão-de-ouro do tempo do apito-dourado que está à frente da Federação; e o financiador, a SportTV que domina os direitos TV.
Uma espécie de «Fruta 2.0» legal. O Objetivo da ‘Federação+Liga’ é controlarem e dominarem todo o Futebol Português e os Clubes através do seu gigantismo Institucional. Isso condicionaria os resultados desportivos e o desenvolvimento dos Clubes. Com isso, escolheriam quem queriam para ter a supremacia.
A ‘Federação+Liga’ em vez de se remeterem à organização e administração dos interesses dos Clubes, querem ser um Clube como os seus Associados. E até desejam ser um Clube maior do que eles. Adquirem estádios (Jamor), fazem Cidades Desportivas, constroem instalações sumptuosas, querem ficar com os Direitos TV dos Clubes, contratam dezenas de técnicos.
A Solução. Em Espanha, Itália e Reino Unido as ‘Federações+Ligas’ também quiseram fazer isso. Porém, o Real Madrid, cujo Presidente não é incompetente, lançou imediatamente as bases jurídicas e económicas para uma Federação Alternativa, que conta com cada vez mais Clubes e financiadores apoiantes.
O BENFICA não terá de se preparar para essa ‘Alternativa’?
Em relação à ‘Centralização dos Direitos Televisivos’, o 23.º Governo Constitucional publicou, em 22 de março de 2012, o ‘Decreto-Lei nº 22-B/2021’. O estudo económico sobre essa obrigatoriedade imposta pelo Estado (a mando da Federação + Liga + Sport TV), coordenado pelo professor de economia Pedro Brinca, mostra que o Benfica será o clube, dos três grandes, que será mais prejudicado. Pois os três irão perder anualmente cerca de 20 milhões de euros, mas o Benfica tem metade desse prejuízo por lucrar o dobro dos seus dois rivais diretos.
O que dizem, e quais as medidas propostas pelos candidatos às próximas eleições do Benfica, sobre estes desafios cruciais para o presente e futuro do Benfica?
CENTRALIZAÇÃO DOS DIREITOS TV
“A conjuntura para a venda de direitos não é favorável neste momento” (Célia Gouveia, nov.2024, investigadora e professora do ISCTE, doutorada, com uma tese sobre os fatores que determinam a negociação de direitos televisivos no futebol profissional europeu, convidada pelo ‘Negócios Record’).
ENTÃO, e se fosse favorável, e daqui a um tempo deixasse de ser? É nesta insegurança e inconstância que querem obrigar à Centralização? Isto não é um crime contra o Futebol Português? E o Benfica era o mais prejudicado, impunemente, para gozo dos rivais?