leaderboard.gif

Pay it forward 🎬

S/S Benfica 2013/14 Replica Home


No excelente filme de Mimi Leder de 2000 chamado originalmente de "Pay it forward", o pequeno Trevor McKinney explica como melhorar o mundo através da sua teoria de "favores em cadeia": basicamente, se uma pessoa ajudar 3 pessoas e cada uma delas ajudar mais 3 pessoas e por aí em diante, essa cadeia no final atingirá todo o mundo que por si só será um sítio melhor para viver.

Eu acredito e pratico forte esta teoria. E, imaginem, também consigo associá-las a camisolas de futebol. Quando pensávamos que havia limite para a insanidade...

Para ilustrar essa teoria, trago-vos hoje a replica oficial do Museu Benfica da camisola principal de 2013/14, passando depois a contar-vos a história que tenho associada a ela.

Comecemos por contextualizar um pouco sobre o conceito de réplicas oficiais. Estas camisolas começaram a ser lançadas pelo clube na época de 2013/14 (prática já corrente entre outros clubes da Europa como a Roma e o Braça) e são muito similares às oficiais Adidas com excepção das imagens de marca (três listas e logotipo por exemplo), sendo comercializadas a menos de metade do preço. Excelente opção de compra para crianças, que estão constantemente a crescer e a fazer que as camisolas deixem de servir, adultos que não queiram gastar as exorbitâncias habituais das camisolas adidas e "adultos" doentes que só precisam de meia razão para torrar dinheiro em camisolas.

Voltando à introdução do "pay it forward" e como isto encaixa nesta camisola:

Um amigo de bancada teimava em cometer a selvajaria de envergar camisolas alternativas nas suas idas à Luz. Conversas para aqui, conversas para ali, até que ele me contou que não tinha nenhuma camisola vermelha e por isso é que não usava no estádio.