top of page
leaderboard.gif

Porque voto SIM?

Foto do escritor: Textos enviados p/ benfiquistasTextos enviados p/ benfiquistas

▶ Texto enviado pelo benfiquista Iúri Barros


Queres publicar um texto no nosso site? Envia por email ou pelo formulário do site.


NOTA: A opinião aqui transmitida é da inteira responsabilidade do seu autor e não representa, necessariamente, a opinião do Benfica Independente.





Sei que não é muito comum o título de um texto ser uma pergunta, mas neste caso é propositado. Como sabem, o nosso clube atravessa um processo de revisão estatutária iniciado em junho de 2024 e que terminará no próximo dia 8 de março com a votação final da proposta global de estatutos.


Proposta essa que foi inicialmente idealizada como uma proposta de consenso, aprovada em junho de 2023 por mais de 90% dos associados presentes e que ao longo de 4 sessões de Assembleia Geral, sempre em dias não úteis, fizeram com que este tivesse sido um dos processos mais participados na história do Sport Lisboa Benfica.


Ao contrário de certas e determinadas notícias que andam a circular, de modo a espalhar desinformação e deturpar o que foi aprovado nas diversas sessões da Assembleia, a presente proposta de estatutos, para além de ter sido uma promessa eleitoral dos atuais órgãos sociais, incluiu propostas de diversos associados e artigos que existissem propostas, as mesmas eram votadas e se obtivesse os 75% necessários, passariam a integrar o texto dos estatutos.


A presente proposta de estatutos volta a devolver aspetos da matriz democrática e associativa que sempre caracterizou o nosso clube - baluarte da democracia quando o nosso país ainda não o era. Diversas propostas, como o regresso das listas separadas, que garante uma maior Independência dos órgãos sociais face uns aos outros, a garantia de uma segunda volta quase nenhuma lista obtenha mais de 50% dos votos expressos em urna na eleição, a diminuição da discrepância de votos relativamente aos associados e o fim do voto das casas do Benfica (não o fim destas ao contrário do que circula, sendo estas um dos mais importantes embaixadores do Benfiquismo por esse Portugal e esse mundo fora) levam o sentido de voto para um claro sim.


Voto sim porque quero um Benfica de novo democrático, voto sim porque era um Benfica mais próximo das diretrizes e dos pergaminhos dos pais fundadores do clube em 1904, voto sim porque quero um Benfica fiel a sua matriz de clube querido popular e campeão e ao mesmo tempo um clube voltado para o futuro.


Voto sim também porque, citando Félix Bermudes: “Sou benfiquista porque a devoção ao o meu clube não priva da liberdade de pensar, e de tributar um apreço aos seus competidores, quando sabem merecê-lo, quando sabem cumprir com nobreza a sua missão.”


Votemos em consciência e votemos pelo futuro do Sport Lisboa e Benfica.


E PLURIBUS UNUM!!

 
 

2 Comments


jc
Mar 08

os que andam a dizer mal destes estatutos deturpando as coisas só o fazem porque não foram eles a fazer as propostas que sempre defenderam, ainda andam entalados por só terem tres por cento.

Like

Guest
Mar 07

Eu voto não porque não quero que o Benfica não volte a ser um clube de Lisboa, mas sim um clube de Portugal e do mundo. O desprezo pelas casa do Benfica espalhadas pelo, com a centralização das decisões em Lisboa pela minoria habitual é um retrocesso no crescimento democrático do Benfica

Like

⋆ E Pluribus Unum ⋆

MCMIV

bottom of page