top of page
leaderboard.gif

Vieira para Sempre

▶ Texto enviado pelo benfiquista Nuno Pinto


Queres publicar um texto no nosso site? Envia por email ou pelo formulário do site.


NOTA: A opinião aqui transmitida é da inteira responsabilidade do seu autor e não representa, necessariamente, a opinião do Benfica Independente.

ree

Sim, o título parece um insulto à inteligência. Mas relaxem, foi só para vos puxar para a conversa.


Anda aí a circular a ideia de que Luís Filipe Vieira se quer recandidatar à presidência do Benfica.

E entre muitos debates, argumentos, insultos nos grupos de WhatsApp já se lê os típicos "ele até fez coisas boas". 

Já li de tudo: que devia estar irradiado (concordo e subscrevo), que está carregado de processos, que o passado não perdoa etc etc..

Mas há uma coisa que ainda não vi ninguém dizer — e para mim é o ponto mais importante disto tudo:

Se Vieira concorrer e for derrotado, isso sim, seria um sinal claro de que o Benfica está finalmente a acordar.

Não é preciso andar a pedir que ele não se candidate. Pelo contrário, deixem-no vir. Que venha, com tudo. Com os outdoors, os telefonemas, e os interesses de sempre.


Imaginem este cenário: Vieira aparece nas urnas, acompanhado da sua entourage, e leva uma tareia das antigas. Uma daquelas democráticas, com números redondos e vergonhosos. Isso sim, seria épico... Seria a verdadeira limpeza. Seria o Benfica a olhar-se ao espelho e dizer:

Já chega.

Isto não é o que somos.

Isto não é o que queremos voltar a ser.

Era a mensagem mais poderosa que se poderia passar tanto para dentro, quanto para fora.


Os advogados do diabo agora dizem, "E se ele concorrer e ganhar?" , se ele concorrer e ganhar? Aí temos de engolir em seco e admitir que o problema não é (só) dele. O problema somos nós. Porque o clube está nas mãos dos sócios, e se os sócios quiserem um regresso ao passado — ao betão, aos negócios obscuros, às pedras da calçada — então o Benfica vai continuar refém de uma ideia que o encolhe em vez de o fazer crescer.

Por isso, nada de medo. Nada de censura.

Vamos dar-lhe palco — e depois tirar-lhe o tapete. Com classe, com inteligência, sobretudo com votos. Sem insultos, sem peixeiradas.

Porque é assim que se mata o Vieirismo de vez.


E sim, importante lembrar: o Vieirismo não é só Vieira. É uma mentalidade. É o clube fechado, capturado, gerido como empresa de amigos. E isso só se derrota com uma ideia melhor. Com transparência, exigência e com o Benfica dos sócios no centro de tudo.


Portanto, que venha quem quiser vir. Vieira, Conceição, e aquela bicharada toda que sem espinha dorsal o está disposto a acompanhar.

No fim, o que manda é o voto, e esse está nas mãos dos sócios.


We will not go quietly into the night

We will not vanish without a fight 

We're going to live on

We're going to survive 


Viva o Sport Lisboa e Benfica!

 
 
 

9 comentários


Zé Lagarto
20 de jul.

Uma verdade que para as massas será difícil de negar, é a qualidade dos treinadores da formação de há uns anos para cá. Hoje em dia qualquer pessoa com quispo na secretaria do seixal em julho, arrisca-se a ser convidado para "mister". Onde estão os líderes?

Curtir

Zé Lagarto
20 de jul.

É um discurso bonito para quem não tem dentes como se diz aqui em vila velha de Ródão baseado na ideologia de Platão que já nos dizia "O povo, como um todo, não ama o verdadeiro saber, está mais interessado em aparências do que em verdades". Não vos enganais pois estas vozes dão razão a quem insiste em individualidades ao invés do colectivo. Quantos de nós não temos conhecidos que ainda hoje idolatram cebolinhas e di Marias e outros que tais, mesmo quando os interesses pessoais prevalecem ao colectivo? Atenção benfiquistas.

Curtir

RN
17 de jul.

Nunca apoiei Vieira, por várias razões: começou logo com a sua nomeação para responsável da SAD por Vilarinho, quando apareceu com ar de enfado, com aquela atitude "que grande chatice em que me querem meter, eu não queria nada disto, etc."; depois o mentir descaradamente, como quando em 2006 afirmava em várias entrevistas que o estádio já estava basicamente pago. Sempre disse que, mesmo que o Benfica fosse Campeão Europeu 10 anos seguidos, jamais apoiaria Vieira, porque não suportava a mentira sistemática, o culto do líder, a total falta de democracia no clube. São princípios inegociáveis para mim e quem me trata como tonto jamais terá a minha simpatia. Dito isto, negar que Vieira contribui decisivamente para o crescimento do…

Editado
Curtir

Hugo Garcia
17 de jul.

Subscrevo tudo caro Nuno!! Acrescento que, tendo em conta polémicas anteriores, muitas delas instigadas e de certa forma, potencializadas e aproveitadas pelo senhor em questão em "dividir para conquistar", haver transparência total neste acto eleitoral e nas listas apresentadas, especialmente em termos de verificação de assinaturas, para garantir que quem se apresenta a votos está devidamente habilitado a tal, é um facto de máxima importância. Mas quero acreditar que, com o atual presidente da MAG (e não o anterior!) estaremos salvaguardados nestas questões! Saudações gloriosas!

Curtir
Respondendo a

Grande Hugo, Concordo a 100% e também acho que os sócios estão melhor representados hoje na pessoa do Sr Presidente da MAG. Pelo sim pelo não tirar o dia a seguir às eleições de férias para que possamos ficar na Luz a aguardar os resultados e, se tudo correr bem, festejar a um novo (à moda antiga) Benfica.

Curtir

Paulo Surrador
17 de jul.

Nuno Pinto, ainda na resposta ao teu brilhante artigo.

Temos de estar todos unidos e se necessário, andarmos por lá a "massacrar" para que o ato decorra da forma mais democrática possível. Sem alarme, sem coação...apenas fiscalizando e observando inloco, a forma como aquilo decorre.

E de uma vez por todas, um pedido a todos os candidatos não-vieiristas: se de facto LFV, no limite ganhar o ato eleitoral, não optar por uma atitude conciliatória como fez JNL em 2021.

Se houver de facto, suspeita de fraude, devem agir no imediato e accionar os meios à disposição.

Mesmo que isso signifique um abalo na estrutura do ato eleitoral.

Temos de ter a certeza que quem ganha...o ganha de forma limpa.

Temos…


Curtir
Respondendo a

Eu fui das pessoas que achei que deveria ter havido mais luta na contagem dos votos, percebo o argumento do candidato JNL em 2021 para não o fazer! No entanto este ano apenas com o voto fisico, parece-me que estão reunidas melhores condições, até porque haverá na teoria representantes de cada lista na contagem de votos no final! Vamos acreditar que vai ser um acto eleitoral à Benfica, mas teremos de estar vigilantes isso sem dúvida.

Curtir

⋆ E Pluribus Unum ⋆

MCMIV

bottom of page